Pular para o conteúdo

Sobre nós

O nosso, Laboratório de Farmacologia da (Neuro)plasticidade, foi formado em 2015, sendo parte do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (http://rfa.fmrp.usp.br/ ). Liderado pela Profa. Dra. Alline Campos, ganhamos nosso primeiro espaço físico em Novembro de 2017. O principal foco de nosso laboratório, assim como o nome diz, é encontrar novos alvos farmacológicos através do entendimento dos mecanismos de neuroplasticidade no curso de Transtornos Neuropsiquiátricos. Acreditamos que transtornos como a Depressão Maior, Ansiedade, Esquizofrenia, Autismos e, claro, Doenças Neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer, dividem um componente mecanístico em comum: a perda progressiva de células neurais. Buscando promover a neuro-regeneração e as conexões sinápticas saudáveis, usamos abordagens experimentais in vitro, in vivo e translacionais para encontrar novos alvos para o tratamento de transtornos de ansiedade, depressão maior, transtorno do espectro autista e a doença de Alzheimer. Estudamos os aspectos farmacológicos, bioquímicos e estruturais das sinapses, nossos estudos estão focados no remodelamento dendrítico, proteínas sinápticas e estruturais, neurogênese adulta e embrionária, cascatas intracelulares mediadoras de neuroproteção (MAPKinases; Akt/mTOR) e metabolismo neural (autofagia). Nossa tarefa é tentar entender como nossas experiências diárias, fatores ambientais (como o estresse), mudanças na microbiota intestinal e algumas doenças inflamatórias e infecciosas podem modular negativamente a neuroplasticidade e promover neurodegeneração. Para além dos neurônios, nosso laboratório utiliza o modelo da sinapse pentapartite para buscar respostas sobre como o cérebro (neurônios e neuroglias) se modifica durante os transtornos neuropsiquiátricos e como os fármacos tentam restabelecer as funções normais deste cérebro “doente”.

Nosso grupo de pesquisa trabalha em colaboração com outros grupos de pesquisa do Brasil e do mundo. Financiados majoritariamente pelo dinheiro público fruto do pagamento dos impostos dos cidadãos e cidadãs brasileiras, nosso principal objetivo é encontrar novos e mais efetivos tratamentos para os transtornos neuropsiquiátricos e, assim, oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que sofrem com estes transtornos.

Nossa equipe é composta por cientistas brilhantes, mas, principalmente, por PESSOAS que cultivam um ambiente de respeito ao próximo e as amizades. Por isso, temos muito orgulho de receber sua visita.
Bem-vindes ao site do Lab Família (Neuro)plasticidade!

Nos siga
em nosso Instagram

Nos siga
em nosso Instagram